A missão dos Companheiros das Américas é conectar pessoas e organizações, além fronteiras, para server e transformar vidas através de parcerias duradouras. No Brasil, o ICA utiliza o esporte como ferramenta para o desenvolvimento social, especialmente da juventude de baixa renda.

A principal frente de atuação do ICA é o Programa Vencer. A proposta do Vencer é utilizar o esporte como um instrumento para o desenvolvimento de habilidades e competências de jovens, tendo em vista a sua preparação e inserção no mercado de trabalho. Hoje, essa plataforma funciona em 16 países da América Latina e do Caribe, é ensinada em cinco idiomas, já beneficiou mais de 13.000 jovens em situação de risco social em zonas urbanas e rurais, e foi adaptada para uma série de modalidades esportivas.

A partir da metodologia do Programa Vencer, baseada na educação através do esporte, seus participantes aprendem diversas habilidades para a vida e para o mundo do profissional, tais como:

  • Trabalho em equipe;
  • Comunicação;
  • Disciplina;
  • Respeito;
  • Foco em resultados.

Eles aprendem que o envolvimento de outras pessoas nos desafios e tarefas cotidianas traz benefícios para todos e também a resolver conflitos de uma forma saudável, garantindo a continuidade de suas atividades. Eles aprendem que a pontualidade nos compromissos é uma questão de respeito com seus colegas, treinadores, árbitros e até com seus adversários.

Essa vitoriosa metodologia é reconhecida com entusiasmo por participantes e professores, além de empresas e organizações parceiras.

Seus índices de efetividade nos critérios de transformação social, engajamento comunitário e de empregabilidade chegam a patamares médios de 70% ao final do programa.