artigo-bate-papo-com-thamires-dias-aluna-do-programa-vencerO programa representa tantas coisas na minha vida que o próprio nome já diz tudo: VENCER”.

É assim que Thamires Dias, 17, aluna do Programa Vencer, do Instituto Companheiros das Américas em parceria com a FIFA, define a importância do projeto para ela.

Essa palavra me faz seguir em frente, me faz ter foças para seguir a cada dia”, resume.

Thamires explica que tem conseguido superar limitações pessoais, como a timidez e a dificuldade de falar em público, através das habilidades ensinadas durante as aulas ministradas pelo Programa.

Eu era muito envergonhada, não conseguia falar na frente de ninguém e, hoje, isso mudou. Eu me aperfeiçoei muito no modo de falar, de agir, hoje me sinto uma jovem adulta, capaz de enfrenta qualquer obstáculo.

Ela reconhece a importância de uma metodologia baseada no esporte para a formação e o aprimoramento das capacidades
de jovens na busca pelo seu primeiro emprego. O trabalho em equipe, característica muito presente no esporte e especialmente no futebol, é um dos vários pontos abordados não só nas disciplinas em sala de aula, como também nas atividades em quadra.

O esporte em quadra me fez entender que sem uma equipe de trabalho você não consegue vencer. O esporte me ensinou a trabalhar desse jeito, sem preconceito, sem brigas, um respeitando o espaço do outro”, conta Thamires. Por isso, ela conta o tempo até conseguir seu primeiro emprego, justamente para poder demonstrar e colocar em prática tudo o que tem aprendido no Programa.

O trabalho dos sonhos da estudante é o de designer de interiores e é com esta ideia em mente que frequenta, empolgada todas as aulas de Relacionamento, Comunicação e Expressão, Informática, Valores Humanos, Matemática, Inglês, Qualidade e Futebol.

As minhas favoritas são Valores Humanos e Relacionamento. Não que não goste das outras, mas essas são as que mais me ajudam nos meus desafios e limitações pessoais. A aula de Valores Humanos nos ensina a não ter preconceito, a aceitar o outro como ele é. Já a aula de Relacionamento tem me auxiliado a lidar com pessoas difíceis, a ter paciência, a entender regras de sociabilidade, principalmente no meio profissional .

Leave a Comment