No dia 23 de agosto, alunos do Programa Vencer participaram de um torneio de futebol na Freguesia, na Ilha do Governador. O campeonato foi, na verdade, um evento de confraternização das turmas do Programa Vencer, atualmente alocado no mesmo bairro, e aconteceu na unidade do Colégio Freitas.

Por se tratar de uma atividade festiva, foram os próprios alunos, com idades entre 17 e 23 anos, quem organizaram as regras, formaram os times e ainda as torcidas “organizadas”. 

Apesar de o torneio ter terminado com uma equipe campeã, todos os alunos dos times participantes receberam medalhas, como uma forma de premiar a dedicação dos adolescentes e jovens ao Programa e lembrá-los da importância do trabalho em equipe.

Além do divertimento, o campeonato também tinha como objetivo colocar em prática as habilidades desenvolvidas durante as aulas de futebol, uma das disciplinas do Programa Vencer, em que questões como trabalho em equipe, comunicação e bom relacionamento e disciplina são ensinadas aos alunos utilizando partidas de futebol como ferramenta.

Tanto o futebol, quanto as demais as aulas que fazem parte da grade curricular do Programa Vencer, cuja duração total é de 6 meses, têm como foco o mercado de trabalho. A ideia é que os jovens participantes possam ampliar suas chances de conseguir o primeiro estágio após serem capacitados pelo projeto.

A cada seis meses inicia-se mais uma fase do Programa, cujo principal parceiro é a FIFA, com entrada de novas turmas, enquanto outras concluem sua trajetória. E é exatamente nesse intervalo de tempo que acontecem os torneios como o realizado em agosto, uma forma de dar as boas vindas aos alunos e, ao mesmo tempo, integrá-los aos “veteranos”.

Leave a Comment