Atualmente, o ICA desenvolve no Rio de Janeiro o Programa Vencer, projeto elaborado a partir de uma metodologia esportiva com foco na educação e inserção de jovens no mercado de trabalho. Sua execução se dá em parceria com a organização não-governamental Ecos do Futuro.

O Programa Vencer é uma metodologia bem sucedida que começou como projeto piloto (no Brasil, Equador e Uruguai) e hoje está presente em 16 países da América Latina e no Caribe. No Brasil, conta com apoio da FIFA em sua proposta de atender a meninos e meninas, com idades entre 16 e 24 anos.

O programa brasileiro utiliza especificamente o futebol (em outros países, diversos esportes constituem sua base, como basquete, rúgbi, críquete, etc) em sua metodologia. Isto porque o esporte tem enorme capacidade de despertar paixões. E paixão é um dos principais sentimentos que se quer provocar nos seus participantes, de maneira que eles possam levar este sentimento para o mercado de trabalho e para a vida.

Como se sabe, o esporte como instrumento educacional é capaz de contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências de adolescentes e jovens. Além disso, ele também proporciona um meio apropriado para o diálogo e a observação do outro.

E são essas mesmas competências e habilidades, e a capacidade de interagir e dialogar de forma saudável com o novo e o diferente, que serão exigidas no mercado de trabalho.

A metodologia do Programa Vencer foi elaborada para se desenvolver ao longo de um período de sete a nove meses e está dividida em quatro fases:


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Curso interativo de 100 horas projetado para conectar jovens, construir relações positivas e desenvolver habilidades de quadra/campo aplicadas à vida profissional. Usando uma mistura de atividades na quadra/campo com as em sala de aula, os jovens participam de diversos jogos concebidos para enfatizar temas como: trabalho em equipe, comunicação, relacionamento, diálogo, etc.


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Curso técnico com base nas rotinas e atividades do mercado de trabalho. Estes cursos, que podem ser de diferentes áreas, duram de 3 a 6 meses e oferecem certificação de instituições de formação técnica. Durante a Fase 2, os jovens continuam a receber apoio de seus facilitadores da Fase 1.


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Estágio prático dos jovens junto a empresas, ONGs ou associações comunitárias, com pelo menos 80 horas de duração. Além disso, ao longo das Fases 1 a 3, os jovens recebem orientação para cumprir pelo menos 20 horas de serviço comunitário voluntário.


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Consiste em atividades de suporte, orientação e monitoramento dos jovens tendo em vista a sua inserção no mercado de trabalho. São feitos contatos com empresas, busca de vagas de emprego, simulação de entrevistas e processo seletivo, além de orientação vocacional.